5ª Geração ( Regalla Minas/ Tello da Gama)

Agnelo Regalla Minas  nasce em Campo Maior, na rua com o nome do seu pai, no dia 5 de Janeiro de 1900.


(no jardim da casa onde vivia na Rua João Minas, 29 a 31)



Filho único do casamento de João Rodrigues Minas  e Maria José Garcia Regalla. Também é o primeiro neto de José Maria da Fonseca Regalla e de Maria Justa Garcia.
É educado juntamente com 2 primas direitas: Maria Amélia Minas, filha do tio Manuel Jerónimo, e Alda Regalla, filha da tia Ana Regalla, irmã da sua mãe, que morre de parto. Estas primas são para ele quase como irmãs.

Estudou em Lisboa na Escola Académica. É um homem muito culto e inteligente.
Tem uma enorme biblioteca privada e dá especial importância à educação dos filhos. Muito generoso e honesto é empreendedor e inovador na agricultura como já vinha sendo hábito na casa agrícola Minas Mocinha. Às suas qualidades como agricultor e como ser humano faz refêrencia o Album Alentejano da época e são essas mesmas qualidades que nos foram referidas por pessoas que com ele conviveram.
De entre as suas várias qualidades sobressaía a Honestidade e a Generosidade.
Casa no dia 1 de Setembro de 1924, com Sofia Tello da Gama. É um casamento por amor e não por conveniência como ainda era costume da época.



O casal teve três 3 filhos, João, Maria de Lurdes e Luis Manuel.

          (Agnelo e Sofia com os dois filhos mais velhos, João e Maria de Lurdes)

Morre em 1950, com 50 anos de idade.


Sofia Tello da Gama sobrevive-lhe por 28 anos.
Uma mulher de armas, que não só soube manter a sua casa agrícola, como soube até expandi-la.
Dedicou toda a sua vida à FAMÍLIA, a qual foi sempre a sua prioridade. A todos protegeu e defendeu com todas as suas forças.







Sofia Tello da Gama com os filhos do seu filho mais novo ( Luis Agnelo, Xixao e José Eduardo), numas festas das Flores e frente á casa onde residia na Rua Joao Minas, 31.


................................................................................................................


Curisidades: Agnelo Minas nasce no dia 5 de Janeiro e também num 5 de Janeiro nasce um seu bisneto, Miguel Minas, neto do seu filho mais velho e ainda a filha primogénita deste bisneto, de nome Maria Teresa Tropa Minas.