O esquema que se segue corresponde à nossa Árvore de Costados. que é o mesmo que a nossa Árvore de Ascendentes. Como referência tomámos o nosso avô Agnelo Minas e conseguimos completar as 4 gerações que o antecederam.
Em sentido inverso e começando também no nosso avô Agnelo fizemos a nossa Árvore de geração, onde estão referidos todos os seus descendentes e que corresponde à Árvore de descendentes.
Como descendentes de Agnelo Minas, temos os filhos, netos, bisnetos e trinetos, o que dá 4 gerações.
Como descendentes de Agnelo Minas, temos os filhos, netos, bisnetos e trinetos, o que dá 4 gerações.
(cliquem em cima para ampliar)
Ou seja, temos 4 gerações ascendentes de Agnelo Minas, a geração dele e de sua mulher, e 4 gerações de seus descendentes. No total recolhemos elementos de 9 gerações.
Considerámos a 1ª geração a mais antiga que conseguimos completar com o nome Minas. Sempre que conseguirmos avançar em algum ramo, acrescentaremos na respectiva página um esquema de actualização.
Segundo a Wikipedia:
"Uma árvore genealógica é um histórico de certa parte dos ancestrais de uma pessoa ou família. Mais especificamente, trata-se de uma representação gráfica genealógica para mostrar as conexões familiares entre indivíduos, trazendo seus nomes e, algumas vezes, datas e lugares de nascimento, casamento, fotos e falecimento. O nome se dá pelo fato da semelhança ao ramificar das árvores, que normalmente segue o padrão Fibonacci. A representação da árvore duma ascendência, também chamada 'árvore de costados', tende a ter um crescimento exponencial de base 2.
Uma árvore genealógica também pode representar o sentido inverso, ou seja, partindo de um antepassado comum, sendo a raiz da árvore, até todos seus descendentes colocados nas suas inúmeras ramificações, que é chamada 'árvore de geração'."